quinta-feira, 2 de maio de 2013

FLIST - Festa Literária de Santa Teresa



    A Festa Literária de Santa Teresa – FLIST nasceu da prática literária da Biblioteca Anísio Teixeira do Centro Educacional Anísio Teixeira - CEAT, promotor e realizador da FLIST. Inspirada na FLIP de Paraty, a FLIST chega aos 5 anos com um formato que acreditamos ser um caminho que leva o público leitor ao encontro direto com os livros e os profissionais da área. Assim, a FLIST incentiva a leitura e soma-se a outras iniciativas literárias para transformar o Rio numa cidade leitora. 
    No mês de maio, quando o outono chega, é tempo de derramar poesia nas ladeiras do bairro que parece ter parado no tempo e toma conta de morros e vistas da Cidade Maravilhosa. Neste ano comemorativo dos 5 anos da FLIST, batizamos nossos espaços literários com os nomes dos autores homenageados: Lygia Bojunga, Manoel de Barros, Bartolomeu Campos de Queirós, Joel Rufino dos Santos e Ana Maria Machado.



Sobre a homenageada:


    Ana Maria Machado vive e escreve dialeticamente, apresentando em suas histórias o ponto e o contraponto dos conflitos para, em seguida, trazer uma síntese que se abre para uma nova situação sem nunca se encerrar em uma mensagem ou uma lição. Diz ela: Um escritor não tem que se preocupar com mensagens. Tem que contar uma boa história, de uma maneira interessante, com surpresas de linguagem, e criar um livro que divirta, faça pensar e fique na lembrança do leitor de alguma maneira, dando vontade de reler ou relembrar de vez em quando.

    Essa combinação original é o mistério que nos atrai e que torna a sua obra única: a sua vida como uma pessoa comum e o seu olhar artístico e crítico para observar e procurar entender o mundo e suas relações, local e globalmente e, depois, nos contar, do seu jeito o que vê e sente. Por isto suas histórias têm sucesso também com crianças e jovens de terras diferentes e distantes do Brasil, em dezenas de países onde estão publicadas. 

    Ana não escreve livros para agradar, mas porque sua reflexão sobre a vida se faz por meio da escrita. Escrevendo, dialoga e partilha com os leitores suas experiências contando para isto com uma memória privilegiada. Sempre atenta ao que ocorre ao seu lado, ou mesmo longe, ela rapidamente conecta o passado e o presente com o olhar para o futuro, dando sentido às situações simples e complexas da vida nos ensinando o valor da História. 

Serviço:

Datas: 04 e 05 de maio - sábado e domingo
Horário: Das 8h às 18h
Local: Confira o mapa abaixo:


Saiba Mais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.