segunda-feira, 24 de junho de 2013

Mostra "Jacques Rivette – Já não somos inocentes"




    O Centro Cultural Banco do Brasil, em parceria com a Vai e Vem Produções Culturais, com o apoio da Embaixada da França, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e Institut Français e o apoio institucional da Cinemateca Portuguesa, apresenta a Mostra “Jacques Rivette – Já não somos inocentes”, que acontece de 25 de junho a 15 de julho no CCBB do Rio de Janeiro.

    Com curadoria de Francis Vogner dos Reis e Luiz Carlos Oliveira Jr, a mostra exibirá 26 títulos, entre longas e curtas metragens. Pioneiro da Nouvelle Vague, o cineasta e crítico explorou a fundo a relação entre cinema e teatro, realizando alguns dos filmes mais instigantes e inventivos da era moderna.  Entre eles está Paris nos Pertence (1958/61 – 141’) - que abrirá a mostra no Rio de Janeiro. No enredo, uma Jovem estudante se integra a um grupo de teatro sem dinheiro que ensaia a peça Péricles, de Shakespeare. Ela se vê então enredada em uma estranha conspiração política em que seus envolvidos suicidam-se repentinamente.

    Outro destaque da Mostra é Amor Louco (L'amour fou /  1969 – 252’), inédito no Brasil e considerado o filme mais radical de Rivette. O longa foi filmado em 16 e 35 mm com intuito de fazer a distinção entre dois mundos: o teatro e a vida. Sebastian (Jean-Pierre Kalfon) é o diretor de teatro que tem um relacionamento com Claire (Bulle Ogier), sua atriz. Eles montam a peça Andrômaca, de Racine, na qual Claire interpreta Hermione. O confronto entre eles se torna violento e suicida.

    Já “A Religiosa” (La Religieuse/ 1966 – 135’), baseado no romance de Denis Diderot, foi proibido na França em 1966, em virtude dos apelos de lideranças católicas, e só teve sua estreia dois anos depois, tornando-se o maior sucesso comercial do diretor. A protagonista Suzanne Simonin (Anna Karina) é uma jovem de 20 anos profundamente católica, mas que não quer ser freira. Após sua mãe a colocar no convento à força, ela passa por maus tratos sob a autoridade de diferentes madres superioras.

    O último filme realizado por Rivett, em 2009, e ainda inédito no Brasil, “36 Vistas do Monte Saint-Loup” (36 vues du Pic Saint Loup) é outro destaque da programação. Nele Uma trupe de circo chega a uma pequena cidade no sul da França. A companhia já viveu dias melhores e realiza possivelmente sua última turnê. Kate (Jane Birkin), filha do fundador do grupo, que havia abandonado o circo quinze anos antes, chega para se juntar a eles. Um italiano de passagem pelo local (Sergio Castellitto) também passa a se interessar pela trupe e, particularmente, por Kate.

    No dia 11 de julho (quinta-feira) às 19h30 também haverá um debate com os curadores e com o crítico de cinema Ruy Gardnier.  Essa retrospectiva é a mais completa realizada no Brasil das obras de Jacques Rivette, um dos cineastas franceses mais importantes da história e um dos mestres do cinema ainda vivos.

Serviço:

Mostra “Jacques Rivette - Já não somos inocentes”
De 25 de junho a 15 de julhoCentro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Classificação indicativa: 16 anos
Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel (21) 3808-2020
Cinepasse: R$ 6 e R$ 3 (meia)
Válido durante a mostra, para acesso à sala de cinema 1, por meio de senhas. 
As senhas deverão ser retiradas 1h antes de cada sessão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.