quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Ariano Suassuna - Arte Como Missão



Projeto chega ao Rio de Janeiro, apresentando aula-espetáculo com a presença do autor, exposição inédita de fotos e ciclo de filmes

    A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, a partir deste sábado (3), a mostra “Ariano Suassuna – Arte Como Missão”, projeto multimídia em homenagem ao ensaísta, romancista e dramaturgo paraibano. A programação, que fica em cartaz até o dia 18 (domingo), prevê uma exposição fotográfica, um ciclo de filmes e uma aula-espetáculo ministrada pelo escritor, foi idealizada por Elias Sabbag e Marcos Azevedo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

    A abertura da programação acontecerá no sábado, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a aula-espetáculo de Ariano Suassuna, às 12h. O autor, que é um dos maiores defensores da cultura brasileira, vai falar sobre arte, mercado e identidade cultural. A entrada é franca, mas o acesso ao teatro estará sujeito à capacidade da sala. A bilheteria abrirá às 11 horas.

    A mostra de filmes será no Cinema 1 da CAIXA Cultural, neste fim de semana (3 e 4), reunindo oito títulos nas categorias ficção e documentário. A produção na área audiovisual, relativa ao pensamento, vida e obra de Suassuna, é vasta e inclui desde filmes como “O auto da compadecida”, de Guel Arraes, e o documentário “O sertão mundo de Suassuna”, de Douglas Machado, até produções adaptadas originalmente para a televisão, como “A pedra do reino”, “A farsa da boa preguiça” e “O santo e a porca”.

    A exposição, que fica em cartaz de 4 a 18 de agosto, reúne 30 fotografias inéditas, assinadas por Alexandre Nóbrega, que tem uma convivência muito próxima com Suassuna, acompanhando-o nas viagens, com acesso a momentos descontraídos do cotidiano do escritor. Nas fotos, ele é retratado lendo deitado no chão de um aeroporto, visitando o interior da Paraíba e de Pernambuco e descansando na sua casa de Recife (PE).

    O projeto “Ariano Suassuna – Arte como Missão” já passou pela CAIXA Cultural de Brasília e de Fortaleza e, depois do Rio de Janeiro, seguirá para Recife, Salvador, Curitiba e São Paulo.



Ariano Suassuna:

Romancista, dramaturgo, ensaísta, poeta e principal teórico do Movimento Armorial, Ariano Suassuna se tornou íntimo dos brasileiros com a adaptação de sua obra-prima “O Auto da Compadecida” (1955) em minissérie para a TV Globo, em 1999. Desde muito antes disso, porém, as reflexões de Suassuna vêm ajudando a construir e discutir a identidade cultural brasileira. O debate intelectual proposto pelo autor tem alcançado projeção graças à clareza e coerência de seus pensamentos.

Grande defensor e profundo conhecedor da cultura popular brasileira, mestre Suassuna ocupa a cadeira nº 32 da Academia Brasileira de Letras (ABL) e também tem assento na Academia Paraibana de Letras. O autor possui obras traduzidas para sete idiomas.


Programação – Ciclo de filmes

3 de agosto de 2013 (sábado)
13h – “O Sertão mundo de Suassuna”, de Douglas Machado (1h19min)
15h – “O auto da Compadecida”, de Guel Arraes (1h44min)
17h – “O santo e a porca”, de Mauricio Faria (39min)
19h – “Princesa do Sertão”, de Deraldo Goulart (2h13min)

4 de agosto de 2013 (domingo)
13h – “Quaderna”, de Alexandre Montoro (47min) / “Uma mulher vestida de sol”, de Luiz Fernando Carvalho (52min)
15h – “Música Armorial”, de Ana Paula Campos (21min) / “A farsa da boa preguiça”, de Luiz Fernando Carvalho (57min)
16h30 – “A pedra do reino”, de Luiz Fernando Carvalho (4h36min)

Serviço:

“Ariano Suassuna – Arte Como Missão”

Aula-espetáculo
Data: 3 de agosto de 2013 (sábado)
Hora: 12h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Endereço: Praça Marechal Floriano, Centro (Metrô: Estação Cinelândia)
Entrada Franca: os ingressos serão distribuídos uma hora antes da aula-espetáculo

Ciclo de Filmes
Data: 3 e 4 de agosto de 2013 (sábado e domingo)
Hora: Consultar programação
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Entrada Franca: os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão

Exposição
Abertura para convidados e imprensa: 3 de agosto de 2013 (sábado), às 17h
Visitação: de 4 a 18 de agosto de 2013
Hora: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Foyer
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Entrada Franca



Um comentário:

  1. Moro no Espírito Santo e somente agora, 14:00hs ví esse maravilhoso blog anunciando justamente meu querido Ariano Suassuna aí no Rio, amanhã, dia 3. Infelizmente não poderei ir e ouví-lo pessoalmente, mas torço para que seja - e sei que será - um maravilhoso deleite para os olhos e ouvidos de quem lá estiver! Parabéns!

    ResponderExcluir

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.