terça-feira, 22 de outubro de 2013

Grupo Scenarium inaugura galeria na Rua do Lavradio



A Rua do Lavradio vai ganhar, nesta quarta-feira, dia 23, mais uma atração do Grupo Scenarium. A Galeria Scenarium vai unir arte e educação, com espaço para exposições e salas para cursos. É o quarto empreendimento do grupo, proprietário do Rio Scenarium, Santo Scenarium e Cachaçaria Mangue Seco.

A Galeria Scenarium ocupará dois casarões do século XIX, que foram totalmente recuperados e restaurados de acordo com as normas do Corredor Cultural do Centro do Rio de Janeiro. As exposições de inauguração são ‘Casa Brasileira’ e um módulo da mostra de assentos ‘Do Moderno ao Contemporâneo’.

CASA BRASILEIRA

A Exposição Casa Brasileira apresentará vários ambientes de época, decorados com móveis e objetos que compõem o acervo histórico do Rio Scenarium, com a parceria da Movelaria Belmonte (Rua do Lavradio, 34) e do La Botica da Jane (Rua Pereira Barreto, 71, Tijuca), além de peças do Scenarium Antique (Rua do Lavradio, 28). A seleção conta com a curadoria da museóloga e especialista em cultura e história brasileira, Eloisa Ramos Souza, ligada ao Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz, e ambientações de Elma Cola, decoradora que atua no mercado há mais de  25 anos, sócia e responsável pela decoração do  Rio Scenarium e outras casas do grupo.

No espaço, serão montadas ambientações de acordo com épocas e estilos que decoravam as residências brasileiras – principalmente Art Nouveau, Art Déco e design dos anos 50, 60 e 70. Pela primeira vez, estará exposto parte do acervo que pertenceu à família Guinle, adquirido pelo Rio Scenarium em 2002, e que vem sendo cuidadosamente recuperado pelos restauradores do Instituto Rio Scenarium (Rua dos Inválidos, nº30), sob a coordenação do restaurador Raimundo Nonato.  Este acervo, composto por mais de 50 peças em madeira entalhada de guirlandas, flores e pássaros, foram utilizados como revestimento de parede em um dos palacetes da família Guinle, já demolido. Chamado de “boiserie”, este é um revestimento francês típico do sec. XVIII, ou seja, são painéis de madeira, adornados por molduras e ornatos. Os painéis entalhados são decorados em policromia, com douramentos em folha de ouro, e fazem conjunto com inúmeros quadros pintados em óleo sobre madeira, representando ninfas e elementos art noveau. 

DO MODERNO AO CONTEMPORÂNEO

A mostra vai apresentar peças de produção e execução contemporâneas assinadas por Paola Orleans, Flávio Franco, Fernando Mendes, Guilherme Saas, Rodrigo Calixto, entre outros.  A exposição permitirá ao publico ter uma visão de conjunto da produção nacional, apreciando obras que representam seu viés mais autoral e perceber, caso a caso, as semelhanças e peculiaridades de peças ícone de nosso mobiliário. além de destaques como a poltrona Xibô, criação contemporânea de Sérgio Rodrigues, figura simbólica do design moderno, e a poltrona Favela, dos Irmãos Campana, responsáveis, com sua visão criativa da brasilidade, por grande repercussão do design brasileiro no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.