segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Exposição Galeria Scenarium - 20 de Novembro




Galeria Scenarium homenageia Dia da Consciência Negra
com exposição de fotografias e de arte africana

A Galeria Scenarium, na Rua do Lavradio, inaugura uma exposição no dia 20 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. A nova casa do Centro Antigo traz de volta ao Rio a exposição “Hereros – Pastores Ancestrales de Angola”, que revela, em 83 fotografias de Sérgio Guerra, o cotidiano do mais antigo grupo étnico africano, os Hereros. Com curadoria de Emanoel Araujo, a bem-sucedida mostra já foi conferida por mais de 200 mil pessoas no Brasil, em 2012, e no exterior. Outra atração será um vídeo com o ‘making of’ do trabalho do fotógrafo. A exposição permanecerá na Galeria Scenarium até o dia 20 de dezembro, com entrada gratuita. As fotografias estarão à venda no local.

Um dos destaques da mostra na Galeria Scenarium é uma peça de arte africana que pertencia à coleção particular da Galeria Objets Interdits, em Paris, da marchand Vilma Laroche. Recém-adquirida para o acervo do Grupo Scenarium, a cabeça de Ifê é uma peça de bronze que representa Óoni, o rei de Ifê, cidade no sudoeste da Nigéria. A cabeça é uma réplica da coleção de 13 esculturas expostas no British Museum, em Londres, datadas do século XIII e encontradas nos anos 60, em Ifê, cidade no Sudoeste da Nigéria.

A cidade de Ifê é considerada sagrada pelo povo Ioruba por ser o berço lendário da humanidade, devido a sua mítica fundação por Ogum, filho do deus Odudua. Acredita-se que foi a capital de um reino bem estabelecido, por volta do século 11, que utilizou a arte em bronze imortalizada nas 13 esculturas que se encontram no British Museum. O bronze de Ifé parte de um estilo de modelação como a Terracota.

Exposição “Hereros – Pastores Ancestrales de Angola” e “Ifê
Inauguração: 20 de novembro
Rua do Lavradio, 13 - Centro Antigo, próximo à Praça Tiradentes - Rio de Janeiro
Telefone: 3147-9017
Funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 20h.
Até 20 de dezembro.
Grátis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.