segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Programação Santo Scenarium - Novembro





Dia 5, terça-feira

BombarTrio

    Tom Ashe (bombardino e cornet), Rodrigo Serra (percuteria, vibrafone) e Pedro Araujo (banjo, guitarra, violão).

    Você já ouviu o som de um bombardino tocando junto com vibrafone e banjo? Pois é! Esses três multiinstrumentistas talentosíssimos trazem essa inusitada formação para fazer releituras com muito swing  de música popular de New Orleans e sambas cariocas usando instrumentos menos usuais atualmente. O show é repleto de surpresas e muitas vezes o público não resiste e canta junto temas como Exaltação à Mangueira, Se você Jurar e Louco e Maracangalha. Nos temas de swing jazz a vontade é de levantar e dançar quando se ouve Hello! Dolly, Basin Street Blues;  e Sweet Georgia Brown.


Dia 6, quarta-feira

Tributo a Ella Fitzgerald & Joe Pass com Alma Thomas e Thiago Trajano

    Considerada por muitos a maior cantora de jazz de todos os tempos, Ella Fitzgerald (1917-1996) não se restringia apenas ao jazz. Ela também foi uma das grandes divas da música popular norte americana, tendo gravado 5 álbuns ao lado de Joe Pass (1929-1994), um dos grandes nomes da guitarra de jazz. A genialidade de Joe no instrumento chamou atenção da crítica em um disco apenas com internos dependentes químicos. Joe influenciou inúmeros guitarristas, tendo difundido uma escola de jazz guitar onde o guitarrista faz tanto os acordes quanto as melodias (chord melodies), muitas vezes dando a impressão de se ouvir dois guitarristas. Para homenagear esses dois gênios, os talentosíssimos Thiago Trajano e Alma Thomas mergulharam fundo na obra de ambos e em seus processos criativos, muitas das vezes transcreveram os solos da dupla para a pauta.

    Thiago Trajano é bacharel em Música Popular Brasileira pela UniRio e desde os 17 anos acompanha artistas de grande importância, além de ter participado de diversas peças de teatro como: “Ópera do Malandro”, “A primeira noite de um homem”, “O Baile”, entre outras. Já a cantora e compositora Alma Thomas é norte-americana, nascida em Nova York, mas mora no Rio desde 2004. Alma se apresentou em festivais em todo o Brasil e recentemente participou do programa The Voice Brasil, onde era a única participante estrangeira.


Dia 7, quinta-feira

João Batista Quarteto

    João Batista (sax e flauta), Klayton Martins (teclados), Adalberto Miranda (baixo) e Tiago Souza (bateria).

    O quarteto do saxofonista ataca um repertório diversificado que vai do jazz ao samba instrumental, passando pela bossa nova, MPB e choro.

    Os ritmos sempre estiveram presentes na carreira de João Batista influênciando e lhe conferindo grande diversidade de interpretação.

    JB tocou com a Orquestra Tabajara, Elza Soares, Farofa Carioca, entre outros grandes nomes do cenário musical e também músico-fundador da Baixada Jazz Big Band (BJBB).

    Nessa GIG ele homenageia diversos compositores com versões repaginadas de temas de Charlie Parker, Michael Brecker, Miles Davis, Cartola, Severino Araújo e Pixinguinha, além de composições próprias.


Dia 8, sexta-feira

    Lipe Portinho Jazz Trio convida Daniel Garcia Lipe Portiho - contrabaixo, Natan Gomes - piano, Emile Saubole - bateria e Daniel Garcia - sax tenor

    O contrabaixista busca sonoridades dos anos 70 com arranjos que misturam a construção clássica às harmonias de jazz. Ele convida o renomado saxofonista para fazer releituras de composições já gravadas pelos grupos Tutti, Gravíssimo Bass Ensemble, Orquestra de Bolso, entre outros que faz parte. O som do contrabaixo jazzístico se une a colorações evocadas da música classica que lipe extrai utilizando com extrema sensibilidade o arco.

    Lipe tocou na Orquestra Petrobrás Sinfônica e nomes como Paulo Sergio Santos, Tim Rescala, Ana Azevedo, Vittor Santos, Barrosinho, entre muitos outros. O convidado especial da noite, Daniel Garcia esteve ao lado de nomes como César Camargo Mariano e Luís Eça e com artistas internacionais como Stevie Wonder e Michel Legrand. Como convidado da Orquestra Sinfônica Brasileira tocou como solista ao lado de Arturo Sandoval e participou de várias edições do Free Jazz Festival. Gravou e tocou com renomados artistas da MPB tais como Gonzaguinha, Marcos Valle, Johnny Alf, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Itamara Koorax, Ed Motta etc.


Dia 9, sábado

    Pro-Jeito Latino (BRA, CAN, CHI, COL)
Claudio Lima - bateria (Brasil), Vanessa Rodrigues - piano (Canada), Breno Hirata - sopros (Brasil), Luis Barrueto - percussão (Chile), Felipe Medina - baixo e direção musical (Colombia).

    A banda multiétnica apresenta uma proposta carregada de ritmos afrocubanos, standars de Jazz em versões latinas e muita improvisação, resultando em um show de latin-jazz da melhor qualidade e com animação de sobra.


Dia 12, terça-feira

BombarTrio

    Tom Ashe (bombardino e cornet), Rodrigo Serra (percuteria, vibrafone) e Pedro Araujo (banjo, guitarra, violão).

     Você já ouviu o som de um bombardino tocando junto com vibrafone e banjo? Pois é! Esses três multiinstrumentistas talentosíssimos trazem essa inusitada formação para fazer releituras com muito swing  de música popular de New Orleans e sambas cariocas usando instrumentos menos usuais atualmente. O show é repleto de surpresas e muitas vezes o público não resiste e canta junto temas como Exaltação à Mangueira, Se você Jurar e Louco e Maracangalha. Nos temas de swing jazz a vontade é de levantar e dançar quando se ouve Hello! Dolly, Basin Street Blues;  e Sweet Georgia Brown.



Dia 13, quarta-feira

Baixada Jazz Big Band

    O projeto que acontece toda segunda 4ª-feira do mês, neste mês de junho, excepcionalmente acontecerá na 3ª. Essa poderosa big band toca no Santo Scenarium fazendo uma das noites de jazz mais inusitadas do Rio de Janeiro. Os seus 16 músicos se apertam junto ao público no pequeno espaço da casa fazendo com que o show fique com um clima de festinha no apartamento cool –ou hot, como preferir. Idealizada pelo trompetista Altair Martins e pelo saxofonista João Batista Morais, eles quase botam a baixo as imagens sacras da casa com uma formação que dispõe de grandes instrumentistas -a maioria  do município de Nova Iguaçu, por isso o nome, que manifestam um importante papel no cenário musical do Rio de Janeiro. Com uma sonoridade que relembra as jazz bands do Cotton Club da Nova Iorque de 1920, o repertório é composto pela alta nata jazzística americana com arranjos originais de Thad Jones, Bill Hollman, Sammy Nestico, Henri Mancini, Tom Jobim e Don Sebeski, entre outros.


Dia 14, quinta-feira

Roberto Rosemberg

    Roberto Rosemberg (guitarra), Carlos Duba (baixo) e Marcos Zama (bateria) Guitarrista, compositor e produtor, Roberto iniciou sua formação musical aos 8 anos de idade e desde então não parou mais. Estudou no Berklee College of Music (Boston), onde se apresentou extensivamente no circuito dos mais importantes jazzclubs de Boston com a banda Samambaia. No Brasil acompanhou artistas como Peri Ribeiro,  Clarisse Grova, Ana Lemgruber, entre outros. Ao lado de Marcos Zama (banda de Celso Fonseca) e Carlos Duba (Caetano Veloso, Lulu Santos e João Donato) ele apresenta composições próprias e temas conhecidos de jazz, blues e salsa com grande liberdade de improvisação.


Dia 15, sexta-feira

Gabriel Santiago/Justin Vasquez Quartet

    Gabriel e Justin têm uma bem sucedida trajetória, seja colaborando com gigantes do Jazz ou liderando seus próprios trabalhos (Gabriel é o guitarrista do grupo de Justin, e este é integrante regular em todos os projetos de Gabriel – Quinteto, Big band e Orquestra Sinfônica).  A colaboração entre os dois teve início no ano de 2009 em Austin-Texas (EUA), onde Gabriel esteve cursando o doutorado em Composição e tem continuamente se expandido a cada ano, numa grande diversidade de projetos, com destaque para o primeiro disco de Justin – “Triptych” e os recentes projetos de Gabriel – CD/DVD Gabriel Santiago Orchestra “Alive” e Orquestra Sinfônica – “Gabriel Santiago Symphonic” Uma linguagem peculiar emerge na interseção do jazz norte americano com a música brasileira. É esse estilo próprio que os dois vem desenvolvendo juntos já ha alguns anos (grande parte desses  nos Estados Unidos da América). No presente momento, a contínua colaboração entre os dois artistas atinge mais um degrau, com a gravação de mais um disco de Gabriel (previsto para Dezembro/2013), a ser produzido pelos dois músicos.


Dia 16, sábado

    All That Jazz ''Dancing Jazz - No Balanço das Horas"
Jesrael Silva - trompete, Libni Pimentel - trombone, Charles Kocerginskis - clarinete e sax tenor, Leandro Freixo - teclado, Barto Ferreira - guitarra acústica, Wagner Viana - baixo acústico e Adilson Werneck, bateria. Participação Especial: Paul Campbell (EUA) - banjo e voz

    A banda é especializada no Hot Jazz, o estilo vibrante de New Orleans. Nesse show especial, eles apresentam os grandes sucessos do jazz exclusivamente dançante. Desde as suas origens em New Orleans, passando pelo Charleston, dança que teve o seu auge na Chicago dos anos vinte, até a da Era do Rock no início dos anos cinquenta. A All That Jazz foi criado em 1990, com o apoio do escritor e baterista amador, Fernando Sabino, que era um aficcionado do Jazz de New Orleans e que constantemente participava das canjas na bateria.

    No repertório estão, entre outras: The Original Charleston, Tin Roof Blues, Yes Sir That's My Baby, Chicago That Todling Town , Rock Around The Clock, The Original Twist, Hello Dolly, Cabaret, etc.


Dia 19, terça-feira

BombarTrio

    Tom Ashe (bombardino e cornet), Rodrigo Serra (percuteria, vibrafone) e Pedro Araujo (banjo, guitarra, violão).

    Você já ouviu o som de um bombardino tocando junto com vibrafone e banjo? Pois é! Esses três multiinstrumentistas talentosíssimos trazem essa inusitada formação para fazer releituras com muito swing  de música popular de New Orleans e sambas cariocas usando instrumentos menos usuais atualmente. O show é repleto de surpresas e muitas vezes o público não resiste e canta junto temas como Exaltação à Mangueira, Se você Jurar e Louco e Maracangalha. Nos temas de swing jazz a vontade é de levantar e dançar quando se ouve Hello! Dolly, Basin Street Blues;  e Sweet Georgia Brown.


Dia 20, quarta-feira

Tributo a Billie Holiday com Indiana Nomma e Adaury Junior

    Inspirada por Bessie Smith, a diva Billie Holiday é considerada a grande dama do blues do século XX. Toda terceira quarta-feira de cada mês, Lady Day será homenageada pela cantora Indiana Nomma e o pianista Adaury JR. No repertório, clássicos como The Man I Love, God Bless The Child, Lady Sings de Blues, entre outros imortalizados na voz da diva. Indiana Nomma, cantora nascida em Honduras e radicada no Brasil há 25 anos, ela mostra sua versatilidade no cenário do jazz apresentando também tributos a Sarah Vaughan e Mercedes Sosa. Adaury Jr., pianista, acordeonista, arranjador, produtor e compositor, se apresenta ao lado de artistas como Luiz Brasil, Selma Reis, Batacotô, entre outros.


Dia 21, quinta-feira

Fabiano de Castro Trio

    Fabiano de castro – piano, Berval Moraes – baixo e Bruno Iasi – bateria

    O pianista e compositor da continuidade à tournée de lançamento do seu segundo álbum Lá do Alto do Morro onde já passou pelo Rio das Ostras Jazz Festival (RJ), Ibitipoca Jazz Festival (MG), São Paulo e diversas outras cidades do Brasil.

    Fabiano mudou-se para Nova York em 2000 onde estudou no Harbor Conservatory e participou de uma série de workshops na School of Improvisational Music com Ravi Coltrane, Steve Coleman, Uri Cane, Ralph Alessi e Vijay Iyer. Voltando ao Brasil em 2002 tocou com Renato Teixeira, Pena Branca, Chico Teixeira e Gabriel Sater. Na música instrumental acompanhou Vinícius Dorin, Vitor Alcântara, Nenê, Cleber Almeida, Ricardo Zohyo, Rubinho Antunes, Ron Ormsby (USA), Karin Hammar (SUE) entre outros. Fabiano toca músicas próprias, standards de jazz e brazilian jazz.


Dia 22, sexta-feira

Pedro Araujo "John Scofield e outros Funks"

    John Scofield é um dos mais influentes guitarristas de jazz da atualidade. Dono de uma identidade sonora inconfundível e grande versatilidade, ele transita entre o pós-bop, jazz-funk e R&B. Neste show o guitarrista maranhense radicado no Rio, Pedro Araujo, contará com o contrabaixista Pedro Dantas e o baterista Thomas Harres e tocará musicas dos álbuns mais celebres do americano, dentre os quais: A go go, Überjam, Enroute e I can see your house from here além de outros sucessos do jazz funk, afrobeat e black music.



Dia 23, quinta-feira

Fabiano de Castro Trio

    Fabiano de castro – piano, Berval Moraes – baixo e Bruno Iasi – bateria

    O pianista e compositor da continuidade à tournée de lançamento do seu segundo álbum Lá do Alto do Morro onde já passou pelo Rio das Ostras Jazz Festival (RJ), Ibitipoca Jazz Festival (MG), São Paulo e diversas outras cidades do Brasil.

    Fabiano mudou-se para Nova York em 2000 onde estudou no Harbor Conservatory e participou de uma série de workshops na School of Improvisational Music com Ravi Coltrane, Steve Coleman, Uri Cane, Ralph Alessi e Vijay Iyer. Voltando ao Brasil em 2002 tocou com Renato Teixeira, Pena Branca, Chico Teixeira e Gabriel Sater. Na música instrumental acompanhou Vinícius Dorin, Vitor Alcântara, Nenê, Cleber Almeida, Ricardo Zohyo, Rubinho Antunes, Ron Ormsby (USA), Karin Hammar (SUE) entre outros. Fabiano toca músicas próprias, standards de jazz e brazilian jazz.



Dia 26, terça-feira

BombarTrio

    Tom Ashe (bombardino e cornet), Rodrigo Serra (percuteria, vibrafone) e Pedro Araujo (banjo, guitarra, violão).

    Você já ouviu o som de um bombardino tocando junto com vibrafone e banjo? Pois é! Esses três multiinstrumentistas talentosíssimos trazem essa inusitada formação para fazer releituras com muito swing  de música popular de New Orleans e sambas cariocas usando instrumentos menos usuais atualmente. O show é repleto de surpresas e muitas vezes o público não resiste e canta junto temas como Exaltação à Mangueira, Se você Jurar e Louco e Maracangalha. Nos temas de swing jazz a vontade é de levantar e dançar quando se ouve Hello! Dolly, Basin Street Blues;  e Sweet Georgia Brown.



Dia 27, quarta-feira

Cor de Aves (NOR)

    A cantora Sheila Simmenes e o violonista Per O. Kobberstad, um duo noruegues, tocam composições originais influenciado pela musica da Noruega, jazz, e musica da America do Sul. Cheia de cores e sentimentos a música deles tem um estilo único, sem fronteiras e ao mesmo tempo que criam coisas novas mantêm as idéias enraizadas em suas tradições. Sheila nasceu em Bergen e trabalha com varios projetos com artistas nacionais e internacionais, já fez shows no Brasil e Portugal com Lei Di Dai, Mad Professor, Ponto do Equilibrio e Natiruts. Entre 2007 e 2008 morou no Brasil, cantando com a banda "A Tropa". Tem vários lançamentos de CD, com a banda de jazz LEO – Love Exit Orchestra, seu projeto solo She Lah (SHE), e collaborações com artistas como MC Raplh (SP), The Afeeliated (NO), Rebekka B. Maeland (NO) e Pauly J (AU). Per Olav cresceu em Stord,  e tocou musica popular e jazz em varios grupos até mudar completamente seu estilo musical quando descobriu a musica latino-america, e viajou ao Brasil em 2011 para aprender e tocar. Já participou de várias gravaçoes. No ano 2012, gravou o CD "Contigo" junto com o guitarrista Marius L. Igland (NO). Ao fim de 2012 começou trabalhar com um percussionista de tablas, Achyutram Bhandari (NE), e gravou o CD "East Meets West" com ele. No ano 2013 participou num CD da Barta Gandharba (NE), e num CD compilaçao de jazz do sul da Noruega.



Dia 28, quinta-feira

Kobberstad Quarteto (NOR e BRA)

    Per Olav Kobberstad - violão, Dino Rangel - guitarra, Marcio Bahia - bateria e Weslen Lima - contrabaixo

    O violonista cresceu em Stord, na costa oesta da Noruega. Tocou musica popular e jazz em varios grupos como o H.T.S. Organ Trio, QPR, Ice Cakes, Jens Anderson Band, Harmonic Tornado, Ole Jacob Hystad, Supermarket, até descobrir a musica latino-americana. Esteve no Brasil em 2011 para aprender e tocar violão de 7 cordas e é um dos poucos em seu país que toca o instrumento. Já participou de várias gravaçoes e no ano de 2012, gravou o CD "Contigo" junto do guitarrista Marius L. Igland (NO). Ao fim de 2012 começou trabalhar com um percussionista de tablas, Achyutram Bhandari (NE), e gravou o CD "East Meets West" com ele. No ano 2013 participou num CD da Barta Gandharba (NE), e em CD de compilaçao de jazz do sul da Noruega.


Dias 29 e 30, quinta e sexta

Luiz Alves Trio

    João Carlos Coutinho, Luiz Alves (baixo) e Rafael Barata (bateria)

    O contrabaixista participou de importantes grupos como o Som Imaginário (com Milton Nascimento, Wagner Tiso e Robertinho Silva) e Triângulo (com Luís Eça e Robertinho Silva). Luiz Alves sempre esteve ao lado de grandes músicos da MPB. Dentre eles Tom Jobim, Maurício Einhorn, Dori Caymmi, Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Edu Lobo, Dominguinhos, Egberto Gismonti, Leni Andrade, Chico Buarque, Pery Ribeiro, Toninho Horta, Sivuca, Gilson Peranzzetta, Mauro Senise, Nivaldo Ornelas e Hélio Delmiro, entre outros.

    Gravou dois discos de duo (Piano Bar 1 e 2) com o pianista Alberto Chimelli “Conversa entre amigos”, e com Maurício Einhorn (2 volumes). Com o Sambajazz Trio, gravou 2 CD’s: “Agora Sim” e    “Alegria de Viver”. Pela Biscoito Fino gravou “Bossa Eterna” com Raul de Souza (trombone), João Donato (piano) e Robertinho Silva (bateria). Além de seu trabalho solo “Mar Azul” em 2009 pela Niterói discos. Recentemente, após cerca de 40 anos, o grupo Som Imaginário voltou a se apresentar em shows com a formação original, com Wagner Tiso (piano), Luiz Alves (contrabaixo), Robertinho Silva (bateria), Tavito (guitarra e voz), Nivaldo Ornelas (sax e flauta) e o novo componente, Victor Biglione (guitarra). Ao lado de Marcos Ariel e do genial baterista e trompetista Clauton, ele toca músicos que foram marcantes em sua carreira que se firmou na linha de frente do samba-jazz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.