domingo, 20 de julho de 2008

Entrevista: Nicolas Krassik

Nicolas Krassik

Confira a entrevista realizada com o violinista Nicolas Krassik, que acaba de lançar o cd "Nicolas Krassik e os Cordestinos", pela Rob Digital.



Qual é o lugar que você costuma frequentar na Lapa quando não está trabalhando?

Eu vou muito no Bar Semente e no Clube dos Democráticos, são os 2 lugares mais interessantes do momento.


Já frequentava a Lapa antes de começar a tocar por aqui?

Eu comecei a tocar na Lapa, frequento desde o início, foi lá que eu conheci todo mundo, inclusíve o Yamandú...


Quando iniciou sua carreira artistica?

Eu comecei a trabalhar como músico em 1993, como músico de Jazz.


Quais foram suas influências musicais?

Eu escutei muito os violinistas de Jazz franceses, Stephane Grappelli, Jean-Luc Ponty e Didier Lockwood, mas tarde eu me interessei mais pelos instrumentistas de sopro, Miles Davis, Coltrane... Aqui no Brasil, as minhas principais influencias são Hamilton de Holanda, Yamandú e Carlos Malta.


O que tocava na vitrola da sua casa quando pequeno?

Na casa da minha mãe, tocava muita música clássica, no meu pai, a música era mais popular, artistas franceses, Jacques Higelin, Georges Brassens, Piaf, Jacques Brel...


Já pensava em tocar profissionalmente nessa época?

Eu comecei a pensar em ser músico profissional com 19 anos, época em que eu me formei em música erudíta.


De onde vem a inspiração para compor?

Eu componho muito pouco, mas a primeira vez que eu gostei de uma música minha, ela foi inspirada pela lembrança da minha mãe. O resto varia muito...


O que você gosta de escutar em casa no seu tempo livre?

Eu adoro escutar MPB, João Bosco, Gil, Chico Buarque, Paulinho da Viola e muito forró...


Como foi a transição da música erudita para a popular?

Foi através do Jazz. Eu quis aprender a improvisar, eu queria na realidade tocar Rock, depois as coisas mudaram, fiquei no Jazz e outras músicas, música Turca, por exemplo...


Como aconteceu a paixão pelo choro e pelo Rio de Janeiro?

Eu vim pro Rio sem saber exatamente o que podia me esperar, mas não me decepcionei, cheguei no momento ideal, rolava muito Choro na Lapa, me apaixonei, é um gênero musical que me encantou, conheci muitos músicos maravilhosos, foi amor a primeira vista.


O que é ser carioca para você? Quais os seus programas prediletos no Rio?
A minha vida carioca é muito simples, uma praia muito de vez em quando (basta saber que ela está perto de mim), muitos sucos (Coisa rara na França) e a Lapa a noite, o resto é trabalho...



Agenda de shows
  • Julho:
2 e 3: SESC Pinheiros – SP
8, 9, 10: Rio-scenarium
11: Trio em Vitória
12 e 13: Libertango na Baden
16 até 28 Finlândia com Yamandú
  • Agosto
4 até 18: Canadá com Yamandú
21: Duo com Wagner Tiso
22: Projeto Boteco Rio
29:Projeto Boteco Rio


Confira o perfil de Nicolas Krassik no Lá Na Lapa


Marcella Linhares


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.