sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Das Páginas do Samba: Arcos da Velha

Semana passada terminei dizendo que fui um dos primeiros a fazer um samba nesta retomada do ritmo à lendária Lapa. E foi isso mesmo. E tudo num barzinho bem bacana chamado Arco da Velha, que ficava exatamente embaixo do último arco da Lapa. Era um lugar aconchegante e com dois palcos, um em cada andar. Um luxo para a época, 1984. Que bem me lembro, além do Arco tinha o Asa Branca e o Democráticos. E perdão se esqueci de outra casa.

E foi ali no Arco da Velha que, pela primeira vez, dirigi um show. Foi do Grupo Sambrincando com participação do compositor Noca da Portela. Fiz parte deste grupo ao lado de nomes como Mauro Ramos, hoje dublador dos melhores e o baixista Hudson Almado, hoje um dos músicos da Velha-Guarda Musical de Vila Isabel. Foi ali que também dirigi shows do Grupo Sala de Som, formado por compositores como Guilherme Nascimento, Roberto Serrão, Henrique Damião e Paulette. Shows sempre lotados com sucessos como Amigos Amantes e Nos Pagodes da Vida, por exemplo.

E criei o Projeto Nascer, recebendo um compositor a cada semana. Foram sete meses de marcantes apresentações, com feras como Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Franco, Sereno, Marquinhos China e Dona Ivone Lara, entre outros. Porém, a noite do poeta baiano Nelson Rufino foi mágica. Caiu um temporal no Rio de Janeiro. Mesmo assim a casa encheu como de costume, incluindo a madrinha Beth Carvalho. Mas a luz apagou, ou seja, o som não funcionaria. Todos sem saber o que fazer e o bom baiano quieto. E veio com a solução: “coloquem velas nas mesas e desçam para o palco. Vai rolar”. Descemos para o palco. Em seguida, veio Nelson Rufino cantando e jogando perfume no público. Uma cena fantástica, inesquecível. Pena que não foi gravada. E sim registrada apenas em nossos corações.

Semana que vem começo falar da maior partideira que o samba conheceu e que não frequentou a Lapa: Jovelina pérola Negra. Até...


Marcos Salles

2 comentários:

  1. A Minha "INVEJA" de vc é não ter vivido esses momentos mágicos , inesquecíveis e impagáveis.

    Um forte abraço do seu fã ,

    Nando do Cavaco.

    ResponderExcluir
  2. Eu me lembro muito bem desta época, cansei de pegar avião saia aqui de Vitória com destino a Lapa,rsssss,Arco da Velha e Asa branca eram os points, época muito boa e que não podemos deixar de relembrar.Valeuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.