sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Joana Duah e Fernando Merlino, com o Baião de 5, revisitam o palco do Lapinha, nesta sexta, para um grande show

Prezados amigos,
Primeiramente, preciso fazer uma correção topográfica quanto à loja de discos que pertenceu ao excepcional gaitista e compositor Maurício Einhorn, citada em minha dica de anteontem. Não a frequentei, mas um músico carioca bem conhecido e talentoso, que me honra com a sua atenção ao que modestamente informo em prol da boa MPB, sim, esteve lá algumas vezes e fez o providencial reparo: era no Largo do Machado (na galeria do extinto cine Condor), e não em Copacabana, como escrevi, com base em texto de 1975 (equivocado nesse ponto) do saudoso jornalista, especializado em nossa música popular, Aramis Millarch.

Ademais, ao fazer um parêntese em que lembrei três clássicos do Maurício, na lavra da bossa nova, para destacar a importância de dois dos seus parceiros, Durval Ferreira e Bebeto Castilho, posso ter dado a entender que eles compuseram, juntos, tais músicas, o que não procede. Por isso, explicito em seguida as autorias de cada uma: "Batida Diferente", de Maurício e Durval; "Tristeza de Nós Dois", de Maurício, Durval e Bebeto; e "Estamos Aí", de Maurício, Durval e Regina Werneck, esta ex-integrante do Quarteto em Cy, letrista, poetisa, tradutora e dubladora, de cuja omissão involuntária do nome, na dica passada, ora me desculpo.


Da esquerda para a direita, Fernando Merlino, Jamil Joanes (baixo), Erivelton Silva (bateria), Joana Duah, Arimateia (trompete) e Júlio Merlino (sax e flauta, filho do Fernando)

Para quem ainda não a conhece, vale uma ida ao Lapinha , nesta sexta, 17 de dezembro, a partir das 21h, para se maravilhar ao vê-la cantando e divulgando músicas do seu ótimo primeiro CD, "Dá Licença", que contou com arranjos do pianista Fernando Merlino. A moça se chama Joana Duah, veio de Brasília há alguns anos e, nesse mesmo endereço da Lapa, há poucos meses, justamente pela alta qualidade do seu trabalho, deixou boquiaberto o veterano e excelente Márcio Lott, integrante do conjunto vocal Nós Quatro. Sem favor algum, Joana é portadora de uma das mais capacitadas e cativantes vozes da sua geração, acompanhada, logo mais, pelo Baião de 5, o "arretado" conjunto jazzófilo desse "cabra bom pra daná" que é o Merlino.

Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção à dica.


Um abraço,
Gerdal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.