quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Nova Lapa Jazz - o Jazz no Buteco da Lapa


As noites de quarta-feira na Lapa ampliaram o significado da jam session. Nascida para explicar o “tocar de improviso”, alma do jazz, a expressão extrapolou a música com os meninos da banda Nova Lapa Jazz. Influenciados por Miles Davis, Jonh Coltrane, Lee Morgam, Thelonius Mok, Charle Parker, Hermeto Pascoal, Tom Jobim, Villa Lobos e muitos outros pesos pesados do jazz, da música clássica e da música instrumental, o quinteto em pouco tempo firmou-se como mais uma grande atração do bairro.

Tudo começou no improviso, na Rua da Lapa. As primeiras apresentações acontecerem depois do Carnaval, em abril de 2011, ainda com uma formação de trio. Tempo depois, já como um quinteto batizado de Nova Lapa Jazz, veio o evento Jazz no Buteco.

Iuri, Eduardo, Gabriel, Pablo e Antonio pegaram os instrumentos e se dirigiram ao bairro mais boêmio da cidade, com uma motivação muito séria: democratizar o jazz no Rio de Janeiro. “Nossa cidade sofre de uma carência de apresentações de jazz e nós, músicos instrumentistas, também buscamos uma aproximação maior com o grande público.” afirma Eduardo Santana, trompetista da banda.


Desde então, em um ambiente descontraído, pessoas de diferentes idades e classes sociais se encontram para escutar o jazz instrumental do quinteto que não brinca em serviço. Hoje, o Jazz no Buteco movimenta cerca de 700 a mil pessoas por semana, que seguem para a Lapa toda quarta, ávidas por boa música.

Para o saxofonista Iuri Nicolsky o que explica o sucesso do evento é “uma necessidade mútua de tocar e ouvir o bom e velho jazz.” E essa necessidade pode ser comprovada com a recente enquete feita pelo Teatro Rival na rede de relacionamentos Facebook. O Nova Lapa Jazz foi a banda mais pedida para tocar no evento Rival+Tarde e subirá aos palcos do teatro em setembro. Antes a banda se apresenta no Circo Voador, durante o Festival de Cultura Digital, no tradicional Clube dos Democráticos, na Fundição Progresso e em muitas outras festas. E não para por aí. O grupo pretende ampliar o projeto de apresentações gratuitas em espaços públicos e planeja ainda um festival de música instrumental para a Lapa, além de gravar seu primeiro CD.

Para além da questão musical o Nova Lapa Jazz, com o seu Jazz no Buteco, é mais um dos pilares na revitalização da Lapa, evidenciando que revitalização se faz com ocupação dos espaços públicos e privados e muita cultura.

Para saber a agenda completa do Nova Lapa Jazz clique aqui.

Um comentário:

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.