Nova iluminação, novo calçamento e monumento a Dom Pedro I totalmente restaurado |
Após grande reforma, uma das praças mais importantes do Rio de Janeiro está de volta para população, retomando sua vocação de encontro e celebração, com uma linda festa popular. Com investimentos de R$ 3 milhões, as mudanças, que começaram a ser realizadas em março de 2010, fazem parte da fase final do Projeto Monumenta, uma parceria da Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Cultura, com o Ministério da Cultura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Depois de passar por uma reforma completa, ganhar nova iluminação, novo calçamento e ter o monumento a Dom Pedro I totalmente restaurado, a Praça Tiradentes será oficialmente reinaugurada pelo Prefeito Eduardo Paes, no dia 06 de agosto, sábado, às 17h.
O evento "Tiradentes Cultural", com a curadoria e direção geral de Amir Haddad, direção artística de Rosa Magalhães e direção musical de José Maria Braga, vai marcar a cerimônia com diversas atrações musicais, teatrais e performances.
Evento de Abertura
Na cerimônia de reabertura, o público encontra a Tiradentes lúdica e pujante do passado. A praça dos ciganos, dos negros, dos realejos e dos lambe-lambes será palco das serestas, capoeira, teatro de revista e bandinhas furiosas. A Tiradentes de Chiquinha Gonzaga, Bidu Sayão e Machado de Assis, de volta com uma grande programação!
Na cerimônia de reabertura, o público encontra a Tiradentes lúdica e pujante do passado. A praça dos ciganos, dos negros, dos realejos e dos lambe-lambes será palco das serestas, capoeira, teatro de revista e bandinhas furiosas. A Tiradentes de Chiquinha Gonzaga, Bidu Sayão e Machado de Assis, de volta com uma grande programação!
Cerimônia de Inauguração | dia 06, sábado
- 17h00: Reinauguração pelo Prefeito Eduardo Paes (com Banda da Guarda Municipal abrindo a cerimônia)
- 17h30: Apresentação da Orquestra Estudantina e da Cia Jaime Arôxa, e exibição do teaser da festa de reinauguração do dia seguinte, dia 07.
Programação | dia 07, domingo
- 10h30: Banda do Corpo de Bombeiros e cortejo de atores.
- 11h00: Homenagem à ex-vedete e atriz Virgínia Lane.
- 12h00: Queima de fogos com a entrada de mágicos, palhaços, realejo, atores e carrocinhas de quitutes.
- 12h30: Grupo de música instrumental no Palco Oeste e show do grupo de samba Sururu na Roda no Palco Leste
- 13h10: Programação da Rádio Nacional, com antigos programas de rádio
- 13h40: Apresentação do Coral da Comlurb.
- 14h00: Corso Carnavalesco relembrando os carnavais de outrora, com desfile de automóveis antigos repletos de foliões.
- 14h45: Bailes de Carnavais antigos tomando conta de toda a praça
- 15h00: Show do cantor Monarco no Palco Oeste e banda de jazz no Palco Leste
- 15h45: Homenagem ao cantor Cauby Peixoto.
- 16h00: Baile de Marchinhas
- 16h40: Ô Abre Alas: homenagem a Chiquinha Gonzaga (com apresentação da pianista Maria Tereza Madeira), a Bidu Sayão e a personalidades da época.
- 17h10: Apresentação dos grupos Capoeira Terra Firme, Encanto Cigano, do Mio Vacite (dança cigana) e Cia. de Dança do Centro Cultural Carioca, de Isnard Manso (dança de salão).
- 17h45: Homenagem ao cantor e compositor Vicente Celestino (com projeções de imagens).
- 18h00: Apresentação da atriz Rogéria no Palco Leste.
- 18h20: Apresentação de ritmos populares, com grupos de jongo, pagode e seresta.
- 18h45: Encerramento da festa na praça com “Serenata do Adeus”, interpretada por Ademir do Sax.
- 19h00: No Teatro Carlos Gomes, apresentação do espetáculo “Vale Tudo – Tim Maia, o musical”, excepcionalmente a R$ 1, numa adaptação de Nelson Motta, com direção de João Fonseca.
Muita história para contar
Ao longo de sua história, a Praça Tiradentes tem sido bem mais do que um ponto de encontro.
No início do século XIX, um terreno localizado numa área pantanosa da cidade do Rio de Janeiro, utilizado como espaço de múltiplas funções, já apresentava sua vocação pública. O local, ao longo do tempo, passou por diversas modificações, inicialmente denominado de Campo dos Ciganos, Campo da Lampadosa, Rossio, até tornar-se praça, a atual Praça Tiradentes. Lá surgiram os primeiros teatros cariocas e de lá saíram nossos primeiros bondes. O lugar também foi testemunha de uma passagem emblemática de nossa história: o martírio de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
Evento de Reabertura da Praça Tiradentes – “Tiradentes Cultural”
Local: Praça Tiradentes, Centro
Dias 06 e 07 de agosto (dia 06 – às 17h, dia 07 - das 10h30 às 19h)
Gratuito | Classificação Livre
Ficha Técnica:
Direção geral: Amir Haddad
Direção artística: Rosa Magalhães
Direção musical: José Maria Braga
Supervisão: Bruna Carvalho
Acho que poderiam homenagear tambem o nosso saudoso grande compositor Billy Blanco. Uma pena este artista tão importante para nossa musica, nossos carnavais, ser deixado de lado desta forma. Fica o meu registro.
ResponderExcluirbom essa progamação é do ano de 2012 ou anos atras pois eu gostaria de saber se terá alguma coisa sobre beatles pink floyd ,...
ResponderExcluir