quinta-feira, 13 de outubro de 2011



DARIO ARGENTO E SEU MUNDO DE HORROR 
retrospectiva completa: de 6 a 23 de outubro

Hoje, às 19h50, no CCBB,
o diretor vai estar presente para apresentar o filme Trauma

Desejos ocultos, paranoia,  voyeurismo ocultismo, origens do medo, paranoia: o universo de Dario Argento,  cultuado como o mestre do terror moderno, vai tomar conta do CCBB e do  Festival do Rio. E com a presença do próprio.

A mostra vai apresentar a  filmografia completa:  31 produções, entre filmes, tv e seriados (cinema,  TV e seriados), um filme de sua filha – e também cultuada – Asia Argento  (precedido por dois curtas) e um apêndice do estilo giallo (subgênero  do terror criado na Itália) com 4 filmes italianos protagonizados pelo Mickey  Hargitay.

Segundo o cineasta,  “Todo  diretor tem seu próprio estilo e não há como se desvencilhar disso. Meu  propósito sempre foi fazer bons filmes, não assustar pessoas. Pode assustar,  mas esse nunca é o objetivo principal”; detalhista ao extremo, seu estilo  tornou-se inconfundível:

- Um posicionamento da câmera de forma a criar  pontos de vista absolutamente impensáveis;

- A importância da trilha  sonora na construção de atmosfera em suas obras é refletida na escolha  criteriosa dos parceiros musicais: Ennio Morricone, Keith Emerson, Goblin e  Brian Eno;

- Alguns créditos finais são abertos com a citação: “Você  acabou de assistir a...”, seguido do nome do filme.
Devido ao grau de  violência, algumas obras sofreram inúmeros cortes, a ponto de ficarem  descaracterizadas. Somente depois de alguns anos e com o advento do DVD e do  download, o público pôde conferir em totalidade a sua filmografia, à maneira  como foi concebida. 
Resultado de uma parceria do CCBB com o Festival do Rio e apoio do Istituto Italiano di Cultura,  a mostra tem curadoria do crítico Mário Abadde e é uma oportunidade rara de conhecer toda a obra de Dario Argento e ter o privilégio de contar com sua presença. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.