quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Arte na Praça


É Arte Pública! É  Na Rua





    O grupo  Na Rua há trinta e dois anos reflete sobre a realidade política, social e cultural da sua cidade e sobre o papel do artista na sociedade. Sempre se colocando como resistência aos modelos capitalistas de produção – onde tudo está a venda e tudo tem seu preço. Com isso o grupo desenvolveu uma arte que se faz e se produz para todos, sem distinção de classe e nenhuma outra forma de discriminação, podendo assim ocupar todo e qualquer espaço, e com plena função social de organizar o mundo. 
Não podemos vender o melhor que temos para dar” Amir Haddad.
    O Grupo chegou que é entendido como Arte Pública, que não é e nem pode ser produção do Poder Público. Mas cabe ao Poder Público reconhecer sua existência e importância. E como faz com as Artes Privadas, criar para elas Politicas Públicas de estímulo e amparo. É isso que a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Cultura, em uma atitude extremamente moderna e contemporânea, está fazendo ao apoiar projetos que vão ao encontro direto da população carioca.
    O projeto Arte na Praça é resultado dessas reflexões. E com uma linguagem profundamente ligada às raízes populares brasileiras, e mais especificamente à cultura carioca, o grupo se programou para acompanhar o calendário litúrgico da cidade. Com muito teatro e muita festa, as praças serão ocupadas levando um pouco das nossas crenças, da nossa ancestralidade, dos nossos problemas e principalmente do nosso enorme amor pela nossa cidade maravilhosa. Até outubro de 2012, o grupo estará circulando pelos quatro cantos da cidade, com os espetáculos: “Auto de Carnaval”, “A Revolta de São Jorge Contra os Invasores da Lua”, “Antônio de Lisboa e a Sereia do Fundo do Mar” e “Cosme e Damião”. Serão ao todo vinte apresentações.  
    O grande lançamento do projeto será no dia 02 de março às 16hs na Cinelândia, e contará com a presença de representantes da Saúde Pública e o grupo teatral Cia Brasileira de Mystérios de Novidades. E para abrir os festejos, o grupo irá apresentar o seu “Auto de Carnaval”. Espetáculo de cordel que conta a história das festas carnavalescas desde suas origens remotas no homem das cavernas, passando pelos rituais dionisíacos, pelo carnaval venezianos, até o carnaval em todo Brasil.
    A arte pública se realiza no contato direto do artista ou de sua obra com a população, sem distinção de nenhuma espécie. Neste sentido o teatro de rua é a modalidade que mais se aproxima de um conceito antigo e moderno do que pode ser a Arte Pública. 

Serviço:
Data: 02 de março
Horário: 16h
Local: Cinelândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.