terça-feira, 19 de junho de 2012

Festival Circo Digital



    Pelo terceiro ano, o Circo Voador apresentará o Festival Circo Digital (FCD). Entre os dias 21 e 24 de junho, a lona da lapa abrigará uma explosão de pixels em cores e criatividade. Nesta edição, além de trazer novidades em tecnologia e games, o festival traz uma programação musical arrojada com três equipes de sound system, DJs e bandas que trazem a cultura digital em sua essência. Durante o FCD, o Circo Voador lança, em parceira com a Futura Soluções Ambientais, uma campanha permanente de coleta seletiva de lixo eletrônico. Para estimular o descarte consciente, a entrada do FCD é uma peça eletrônica usada.

    A grande novidade desta terceira edição do FCD é a participação do público, com a inclusão de projetos selecionados por intermédio das convocatórias públicas. Esta iniciativa permitirá que tanto os profissionais da área, quanto os novos experimentadores, possam exibir atividades criativas que dialoguem com a tecnologia e seus desdobramentos. A convocatória para arquitetura possibilitará que projetos conceitualizados, porém ainda não concretizados, possam ser apresentados ao público na busca de novas parcerias para a sua realização.  Outra novidade é a mostra audiovisual, que terá 16 trabalhos com diferentes linguagens dentro da mesma temática: arte e tecnologia.

    A edição de 2012 do FCD estará ainda mais interativa. Serão oito instalações em que o púbico poderá interagir com as obras propostas pelos artistas. As pessoas que não puderem vir ao Circo Voador também poderão acompanhar e interagir com o festival, por meio da transmissão ao vivo de toda a programação. Uma instalação telemática abrirá a pista de dança. Pessoas on-line poderão participar da festa e interagir com quem está na pista.


    As oficinas livres, que tiveram inscrições esgotadas nas edições anteriores, também estão garantidas para este ano. Além das tradicionais oficinas de robótica, stop-motion, áudio e energia sustentável, o Festival Circo Digital vai introduzir a técnica de projeção em 3D mapping. Assim como todas as atividades do FCD, as oficinas serão gratuitas, com o limite de 12 pessoas por turma. As inscrições podem ser feitas pelo site do Circo Voador.


Programação:

Exposições interativas:

Transcendência de ouro, Flávio Lazarino: A instalação nasce da reflexão sobre a cultura digital e a natureza. O artista apresenta um labirinto em espiral, onde o espectador vive sensações sonoras e visuais.

Time Shadow, Julio Lucio Martin: A vídeo-instalação interativa cria um diálogo entre ‘o dentro’ e ‘o fora’, numa tentativa de transpor o muro que separa o Circo Voador da Rua Mem de Sá. A obra cria duas perspectivas que transitam entre o passado e o presente, entre o dia e a noite. Colaboração: Quito.

Astro Frotas, Raul Smith: A instalação arquitetônica cria um ambiente imersivo através de um planetário. A obra demonstra a capacidade de imaginar ambientes inusitados e instigantes, a partir de processos digitais que surgem na interseção entre a arquitetura e a arte.

Encontros_Digitais: Bicicletorama, Super Urber: A instalação é um jogo que mistura a realidade com o virtual, utilizando a mecânica clássica do autorama, onde o jogo multiplayer é projetado no chão e a pista é definida por elementos sólidos reais.

Personal Ogam, Bernardo Marques: A projeção mapeada remete à prática dos sacerdotes de invocar energias pelo toque do atabaque. Nesta obra interativa, o espectador convoca e controla a sequência de mídias de acordo com o toque.

Dance Everywhere, César Baio: Essa instalação telemática abre a pista de dança do Circo Voador para o público na internet. Pessoas on-line podem participar da mesma festa e interagir com quem está na pista.

AbraSom, Trelles e Fernanda Gomes: Através de abraços, o público aciona diferentes elementos no ambiente; luzes, sons e versos.A instalação interativa faz parte do projeto Lua de Mel, que busca experimentações de linguagens dentro das artes visuais e da poesia. Colaboração: Cesar Baio e Poli Gomes.

De Dentro, Vagner Donasc e Wilson Domingues

Projetos de arquitetura:

Vivendo Vila Mimosa - Cidade das Meninas, Guilherme Ripardo: Projeto desenvolvido para melhorar as condições de vida da população da Vila Mimosa. A criação de um novo bairro supriria a região com posto de saúde, creches, áreas de lazer, centros profissionalizantes e centro cultural.

Operação Barra Megamix, Studio-X e Estúdio Sangue Bom: As pranchas apresentam o trabalho desenvolvido pelo Estúdio Sangue Bom, da Escola de Arquitetura e Planejamento e Preservação da Universidade de Columbia, em sua quarta incursão pelo Rio. Nesta edição, os alunos exploram o espaço abandonado do parque Terra Encantada.

Programação Musical:

Quinta-feira, dia 21/06

Nuvem: Os encontros mágicos flanando pelo Rio, com sistema de som sobre bikes da Nuvem, pedalam até o Circo Voador para fazerem a abertura do Circo Digital.  Unindo nossos corações, mentes, desejos e atitudes por uma vida mais livre a Nuvem vem ao Circo promover um temporal de alegria!

Chelpa Ferro: é um grupo multimídia composto pelos artistas Luiz Zerbini, Barrão e Sérgio Mekler. Reunido pela primeira vez em 1995, o Chelpa Ferro realiza um trabalho que mistura experiências com música eletrônica, esculturas e instalações tecnológicas em apresentações ao vivo e exposições. Ao longo da sua história, o grupo apresenta trabalhos em diversos formatos: objetos, instalações, vídeos, performances, apresentações de palco e discos.

Sexta-feira, dia 22/06:

Mateus Pinguim e Dubatak: uma a combinação única de reggae, dub, rub-a-dub, stepper e dancehall une produtores do Rio de Janeiro e São Paulo no sound system e selo Dubatak.
Formado em 2006 pelo engenheiro de som e cantor Mateus Pinguim e pelo produtor Jeff Boto, a equipe de som ganhou depois o reforço do produtor e selecta Prince Leo, um dos mais atuantes na cena reggae carioca. 


Hoje, essa músicas são amplificadas por um potente sistema de som fabricado artesanalmente. Ao vivo, o Dubatak já dividiu o palco em eventos e festivais no Reino Unido, França, Holanda, Portugal, Espanha e no Brasil, onde já se apresentaram com nomes como Mungos Hi-Fi, Jahtari Sound, Rãs Bernardo e outros.

Digitaldubs: Com mais de 10 anos de estrada, o Digitaldubs é primeira equipe de som especializada em reggae e dub no Rio de Janeiro. Fundado por Marcus “MPC”, o coletivo é o principal representante da cultura sound system no Brasil e vem, cada vez mais, conquistando reconhecimento na cena internacional.

Com quatro álbuns e vários singles em vinil lançados pelo próprio selo (Muzamba), o grupo também está no catálogo de renomadas gravadoras internacionais como ROIR, Soul Jazz, Universal Egg, Wordsound e Man Recording e vem recebendo diversas críticas positivas na imprensa mundo afora. Em 2008, ganharam o Prêmio Orilaxé da ONG Afroreggae. As colaborações do Digitaldubs incluem lendas vivas do reggae, como os jamaicanos Ranking Joe e Earl Sixteen e o inglês Brinsley Forde (ex-Aswad), além dos brasileiros B Negão, Black Alien, Mr. Catra e muitos outros.

Tomadub: Um dos ritmos mais aclamados da atualidade, o Dubstep ganha espaço no Circo Digital, representado pelo Tomadub, composto por Felipe Mello, Leandro “Peralta” Marques, e Fabio Rocha. O intuito do coletivo é de passar para suas músicas, todas verdades vividas e emoções sintetizadas em ignorantes graves desenhados e novos timbres absolutamente loucos! O Tomadub vem produzindo e representando como um dos principais coletivos de Dubstep do Brasil.

Sábado, 23/06

Wladimir Gasper: Pedro Bernardes, ou melhor, Wladimir Gasper, leva o tom do improviso aos locais onde toca, sempre na companhia de seu case, carregado de batidas eletrônicas e orgânicas livres, uma penca de multi-efeitos, sintetizadores e mais alguns outros brinquedos.

Já trabalhou com artistas como D2, Gabriel Pensador, Bebel Gilberto, Timbalada, Carlinhos Brown, Sergio Mendes, Marisa Monte, Mario Caldato, Seu Jorge, Beck, John Legend, entre outros. Experimentando o processo de criação em outras áreas projetou um berço-harpa, que foi selecionado para a feira de Design em Dubai 2012. Dirigiu o filme de apresentação da marca para-olimpica e criou a marca sonora para ela. Participou e criou a trilha para o filme de apresentação da marca olimpica RIO2016.

Tigre Dente de Sabre: fundado em 2009 com o ímpeto de fazer música a frente de seu tempo, o show do grupo de Bragança Paulista reúne novas tecnologias e música moderna em um mesmo espetáculo. Projeções na pele dos músicos, criam iluminação, vídeo mapping e referências múltipas de Vjing,. Difíceis de classificar, sites na internet definem o gênero musical da banda em "Rave Erudi†a".

Apavoramento Sound System: coletivo digital carioca especializado em mixagem e scratch, criação de beats, edição de vídeos, motion graphs e vj. Entre suas investidas, constam direção de videoclipes para Marcelo D2 e Adriana Calcanhotto e em programas de TV como o Sex Shake, exibido pelo canal Multishow.

Vivi Seixas: apaixonada por House, Vivian Seixas especializou- se em suas vertentes como o funky-house, tech-house e o deep-house, sempre com muito groove e influências que passam por nomes como Mark Farina, Brett Johnson, Hector Moralez, Phill Weeks e Joey Youngman, seus favoritos.

Ao longo de sua trajetória, Vivi diversas vezes encheu as pistas de alguns dos locais e eventos mais renomados do Brasil como D-Edge, Pacha, Privilege, 00, RMC , Tozen, De Puta Madre,Roxy, Disco Club, Manga Rosa e Chemical Music Festival. No exterior conquistou público e espaços com apresentações na Espanha (Ilha de Menorca), EUA (São Francisco) e Uruguai (Montevidéu).

Um currículo que hoje a credencia como uma das melhores DJs de house do país e justifica o 3°Lugar na categoria “Melhor DJ Feminino de House”, do DJ Sound Awards, prêmio conferido pela revista especializada DJ Sound.

Domingo 24/06

Biltre: a banda Biltre nasce da junção da banda Caraminholas com o Laranja DUB, e da necessidade artística de seus integrantes, um grupo composto por quatro jovens músicos, de integrar novas influências ao cenário musical brasileiro. Em seu show, o grupo faz uso de equipamentos sonoros eletrônicos, tecnológicos, de iluminação, vídeo mapping e letras irreverentes e atuais, sua principal característica. Aliado a isto foi criada pela banda a BananoBike: bicicleta munida de aparato sonoro e eletrônico, que permite aos Biltres interferir com seu som em um território muito mais amplo, a Rua. Arthur Ferreira, Claudio Cerrano, Diogo Furieri e Vicente Coelho, formam a banda Biltre, que inaugura na cena alternativa carioca essa nova linguagem, divulgando composições de forma inovadora, e trazendo ao público uma performance musical diferente e popular. É esse formato de show que normalmente é feito na rua, que o BILTRE traz para o pátio do Circo em pleno domingo na Lapa.

Mahmundi: Mahmundi é o primeiro projeto de Marcela Vale - musicista e compositora do Rio de Janeiro. O EP é uma reunião de referencias ouvidas por Marcela ao longo dos últimos anos em que flerta com a musica eletrônica, mas tem a poesia reflexiva brasileira. Além das vozes, Marcela toca e produz em parceria com Lucas de Paiva e os baixos de Felipe Vellozo. Uma delícia sonora tipo licor dentro de bombom. Só que com resultados mais psicodélicos.

Super Mário Bloco: Eis que no carnaval 2012, em plena quarta de cinzas, quando todos achavam que não havia mais fôlego para nada, esses caras apertaram o “continue” e assim surgiu um novo bloco em homenagem aos videogames que tem como grande inspiração a série de jogos mais famosa de todos os tempos. Pronto, surgia o Super Mário Bloco! E agora eles que foram uma das grandes revelações do carnaval, invadem o Circo com estrelinhas, cogumelos e caixas de interrogação.

DJ Lencinho: Quando seu planeta natal estava prestes a explodir, Lencinho foi enviado por seus pais em uma cápsula espacial para o planeta Terra. Apesar de nunca ter se adaptado ao seu planeta adotivo, disfarça sua condição de alienígena com trocadilhos infames e piadas de critério duvidoso. Atua como DJ pois tem dificuldade em se socializar com humanos em eventos sociais. Assim, atrás de um par de cd-j consegue manter ilesa sua identidade de visitante da galáxia.

SERVIÇO:

Festival Circo Digital_ Arte e Tecnologia
Música, exposições, games e oficinas
Datas: 21, 22, 23 e 24 de junho de 2012
Local: Circo Voador 
Abertura dos portões:
Quinta-feira: 20h
Sexta e sábado: 22h
Domingo: 19h
A programação musical começa uma hora após a abertura da casa
Ingressos: Uma peça eletrônica
Classificação: 18 anos (de 12 a 17 somente acompanhado dos pais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.