quinta-feira, 14 de junho de 2012

Luz na Cidade





    A partir do dia 18 de junho, algumas ruas do Centro ganharão uma iluminação diferente e criativa. O festival "Luz na Cidade" chega ao Rio de Janeiro com 15 instalações que farão um percurso entre a Praça Tiradentes e a Lapa utilizando a luz de forma artística, mágica e social.

    Criado e produzido pela On Live Eventos, o festival faz companhia a outros congêneres famosos, como o “Nuits Blanches” (em Paris), “Luci d’artistas” (em Turim) e, o primeiro do mundo, o “Fête des Lumières” (em Lyon). Além dessas, outras 64 cidades realizam festas de luzes urbanas.

    As obras estarão espalhadas por pontos como Theatro Municipal, Museu Nacional de Belas Artes, Centro Cultural da Justiça Federal, Câmara Municipal, Escola de Música da UFRJ e no Solar do Visconde do Rio Seco, além de espaços públicos como o Largo da Carioca, Praça Tiradentes, Rua do Passeio e Rua do Lavradio.

    O evento reunirá renomados artistas nacionais e internacionais, que transformam a iluminação urbana em uma forma de arte. Os brasileiros Regina Silveira, Albano Afonso, David Batchelor e Luiz Zerbini; os franceses Erik Samakh, Delphine Reist e o grupo Eletronic Shadow; os ingleses Anthony McCall e Ron Haselden, e o argentino Julio Le Parc são os artistas convidados a “brincar” com a luz no Rio.

   Pensando em sustentabilidade, as iluminações serão realizadas com produtos inovadores e eficientes. As lâmpadas terão potência e consumo energético limitados, em respeito às normas em vigor e utilização de produtos reciclados.

    Como presente para o Rio, o “Luz na Cidade” deixará 4 espaços com iluminação cênica definitiva: o Museu da Imagem e do Som, a Câmara Municipal, a Escola de Música da UFRJ e o monumento a Marechal Floriano.

      As demais terão a iluminação desmontada logo após o evento, que termina no dia 29 de junho.


Show de Daniela Mercury encerra o Festival Luz na Cidade


    No último dia do Festival, 29 de junho, os Arcos da Lapa serão cenário do evento Energia da Lapa. Um espetáculo de luz, som e energia que promete emocionar a cidade com um misto de arte e tecnologia pouquíssimas vezes visto no Brasil. Além disso, haverá um show da Daniela Mercury com início às 21h.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.