sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Festival do Rio


    Durante 15 dias, de 27 de setembro a 11 de outubro de 2011, o Rio de Janeiro é a capital mundial do cinema. O Festival do Rio apresenta 400 filmes de mais de 60 países, exibidos em salas, arenas, praças e até na praia. 
    A festa começa com Gonzaga, de Pai pra Filho, de Breno Silveira, em noite de Gala no  Odeon  e segue com filmes inéditos, clássicos e raridades. O público escolhe o melhor filme o melhor da Première Brasil e participa de debates com personalidades do cinema nacional e mundial.
    O ator Jeremy Irons, os diretores Fernando Trueba, Leos Carax, Jonathan Dayton e Valerie Faris (A Pequena Miss Sunshine), Teresa Villaverde, João Pedro Rodrigues e Roland Joffé confirmaram presença. Filmes como Twix, de Francis Ford Coppola; Lay the Favorite, de Stephen Frears, Magic Mike, de Steven Soderbergh, César deve Morrer, de Vitório e Paolo Taviani, e The Land of Blood and Honey, de Angelina Jolie, estão no cardápio de títulos inéditos no Brasil.

    São 20 mostras, entre as tradicionais (Panorama, Premières Brasil e Latina, Midnight Movies etc) e as exclusivas desta edição: Imagens de Portugal (que homenageia os cineastas Manoel de Oliveira, João Pedro Rodrigues e Alberto Cavalcanti), Foco UK (Reino Unido) e uma retrospectiva de John Carpenter, mestre dos filmes de terror. No Cine Encontro, o público conversa com os astros e diretores dos filmes da Première Brasil e, na mostra Geração, crianças e adolescentes aprendem a magia do cinema.
    Nesta edição, o cinema sai das telas convencionais e volta a espaços que já havia conquistado. É o caso da mostra Cinema na Praia, que abrirá com Pleasure Garden, primeiro filme de Alfred Hitchcock, de 1926, que será exibido em Copacabana, com a trilha sonora original tocada pela Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem. As mostras especiais levam sessões de cinema para o Complexo do Alemão, Vila Cruzeiro, Cidade de Deus e até o recém inaugurado parque de Madureira.

    Enquanto o público se delicia com os filmes já prontos, no RioMarket, negociam-se produções futuras. Executivos, diretores, técnicos e roteiristas discutem como e por que fazer e comercializar cinema, da idéia inicial à exibição. Debatem o mercado audiovisual de hoje e o que se espera para os próximos anos.
    Mais uma vez, a sede do Festival do Rio está na Zona Portuária, no Armazém 6, com sala de cinema, auditórios, espaços para reuniões e um restaurante debruçado sobre a Baía de Guanabara.

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