segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Afoxé Filhos de Gandhi - Toda Quarta

Afoxé Filhos de Gandhi coloca o bloco na rua com ensaios pré-carnaval



    Faltando aproximadamente um mês para o carnaval, quem coloca o bloco na rua e abre alas para sua temporada de ensaios abertos de 2014 é o tradicional grupo Afoxé Filhos de Gandhi-RJ. Sempre às quartas, a partir das 19h30, a Federação dos Blocos Afros e Afoxés do Rio de Janeiro (Febarj) recebe um dos primeiros blocos afros de todo o estado que, prestes a completar 63 anos de idade, se apresenta gratuitamente e já garante ao público uma boa prévia dos dias de folia. 

    As apresentações vão até o fim do carnaval, sempre às quartas, contando eventualmente com convidados surpresa. A pré-venda das alegorias do bloco também pode ser efetuada durante os ensaios e o valor parcelado em até 2 vezes.

    A criação do afoxé no Rio aconteceu em 12 de agosto de 1951, por estivadores e trabalhadores da área do Cais do Porto e adjacências ligados às religiões afro-brasileiras e recém-chegados de Salvador, Bahia, onde o grupo original surgiu um ano antes. O patrono do afoxé é Mahatma Gandhi, líder e pacifista indiano. Desde sua fundação o grupo é reconhecido como um movimento de manifestação cultural, que levanta a bandeira da preservação e do desenvolvimento da cultura afro-brasileira, através das mais diversas possibilidades do gênero no cenário regional e popular do país. 



Serviço:

GRÁTIS
Ensaio aberto - Afoxé Filhos de Gandhi-Rio
Data: sempre às quartas 
Local: Febarj 
End. Avenida Mem de Sá, nº37 - Lapa
Horário: 19h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.