segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Dercy Gonçalves


As minhas tardes com uma jovem sapeca de 92 anos – FINAL





Encerro hoje meu encontro com Dercy Gonçalves, na entrevista que fiz para a Revista Chiques
& Famosos em setembro de 1999, quando ela tinha 92 anos. E foi mais um ensinamento
conversar com uma mulher lúcida e que falava sobre qualquer assunto sem frescura e com
a sinceridade que era uma de suas marcas. E, se você deseja saber mais sobre esta incrível
mulher que se foi no dia 19 de julho de 2008, com 101 anos de uma vida muito bem vivida, leia
o livro Dercy de Cabo a Rabo, escrito por Maria Adelaide Amaral. Mas, por enquanto, ficamos
aqui mesmo no Lá na Lapa com suas respostas sinceras. E falou abertamente sobre ter pedido
demissão da TV Globo, por estar “encostada”. E conta como saiu:

As novas comediantes – Tem uns 200 nomes que eles colocam no ar, dão programa pra ver
se pega, mas não pega nada. Elas são boas atrizes, mas não são Dercy Gonçalves. Eu não
quero dizer que elas não prestam, mas me confrontar com elas me ofende. Você pode até
apaixonado por elas, pode me odiar e gostar delas, mas não chegam aos meus pés.

Escola – Eu criei uma escola de teatro que todo mundo faz hoje. Existem poucas atrizes que
não me imitam. Já fui muito criticada, discriminada, Mas eu, como era ignorante, só sabia fazer
assim. Sempre fui pela minha intuição. Nunca tive professora de nada. Nem mãe eu tive.

O que assiste na TV – Eu vejo Ratinho, Leão, Tigre, jacaré, vejo tudo. Até Monique Evans
mostrando calcinha de madrugada numa TV a cabo. Fico horrorizada, mas vejo. Que
desmoralização está a nossa televisão.

Rescisão do contrato na Globo – Na Globo não me trataram bem. A Marluce é uma mulher
encantadora e aceitou meu pedido de rescisão muito sentida, com muita delicadeza, pedindo
mil desculpas. Mas quem apanha é que sabe se doeu. E eu é que apanhei.

Vergonha na cara – Ganhava 5 mil reais. Pedi aumento e me deram 6. Esse salário todo para
não ir lá na Globo. Qualquer um não rejeita esse ordenado. Eu rejeitei. Porque tenho muita
vergonha na minha cara. Não sou doida de rasgar dinheiro, mas não quero mais. Tenho
vergonha de ser aposentada nessas condições. Sempre fui uma estrela, a primeira figura. E
agora, ser espezinhada por pilantra? Não. Sempre fui mais do que eles. Quando vieram eu já
estava lá.

Mãe da Globo – Todos os filhos são ingratos. Todo filho quer mandar na mãe. A mãe ensina
tudo e depois ele quer ensinar à mãe aquilo que já aprendeu. E assim aconteceu na Globo.
Lá, todos podem fazer, menos eu. Se lá não pode falar palavras, como é que às 6 horas fazem
coisas que não devem? A Dercy é que não pode. Tudo bem, mas eu não sou obrigada a ficar.

A carta de demissão – Minha carta é melhor que a do Getúlio Vargas. Ninguém tem coragem
de fazer o que eu fiz. De chegar e dizer para a Rede Globo “eu não quero mais você”. Só eu.
Fiquei na história.

 Marcos Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.