quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

100 anos de Noel Rosa

Noel Rosa em caricatura de Ique, parte da exposição que começa dia 11/12 no Gabinete.

Na madrugada de 10 para 11 de dezembro de 1910, nascia um dos maiores compositores populares do Brasil: Noel Rosa. Sambista, cantor, compositor, bandolinista e violonista, Noel sabia como ninguem retratar situações coditianas, com canções que primam pelo humor e pela veia crítica da vida.

Desde pequeno se soube que Noel tinha nascido para música. No colégio, os momentos preferidos do jovem rebelde e debochado eram quando se sentava no pátio do Colégio São Bento e tocava seu bandolim, juntando rapidamente outras crianças para ouvir atentas. Quando terminou o colégio, Noel decidiu que estudaria para se tornar médico, mas a única coisa útil que seus estudos lhe trouxeram foi a composição da música “Coração”, ainda assim com erros anatômicos.

Noel Rosa em caricatura de Paulo Caruso
Na vida de Noel tudo era fonte de inspiração para letras! Com que roupa eu vou?, por exemplo, nasceu de um momento complicado. Sempre muito preocupada com o filho, Marta Medeiros Rosa tomou a decisão de esconder todas as roupas de Noel Rosa para ele não ir numa festa no sábado a noite. Quando seus amigos chegaram, Noel se deparou com o problema com a pergunta “Com que roupa eu vou?”. Pronto! Estava formado o samba, gravado para o carnaval de 1931 e um dos responsáveis pela venda dos 15 mil discos.

Noel também foi protagonista de uma curiosa polêmica travada através de canções com seu rival Wilson Batista. Os dois compositores atacaram-se mutuamente em sambas agressivos e bem-humorados, que renderam bons frutos para a música brasileira, incluindo clássicos de Noel como Feitiço da Vila e Palpite Infeliz.

Fora dos sambas Noel se mostrava um cara tímido. Tinha vergonha pela marca que carregava no rosto – resultado de um parto difícil – e só conseguia relaxar nas horas em que estava compondo, e reunia três de seus maiores vícios: música, cerveja e cigarro. As letras descreviam cenas do dia-a-dia de forma irônica e, aliás, que em sua maioria, descreviam a vida tranqüila de Vila Isabel, bairro na zona norte do Rio, onde nasceu e viveu até sua morte.

Noel Rosa partiu cedo, aos 26 anos, vítima de tuberculose. A vida boêmia, porém, nunca deixou de ser um atrativo irresistível para o artista, que sempre abandonava as viagens para cidades mais altas e com clima mais puro para voltar ao samba, à bebida e ao cigarro nas noites cariocas, cercado por muitas mulheres e amantes.

Noel viveu intensamente, e deixou todas as emoções e sentimentos de jovem em forma de samba. Descreve de maneira descontraída seus amores, brigas, rompimentos e felicidades vividos em Vila Isabel, bairro de criação e amor eterno.

Se você quer ouvir algum se seus sambas, basta curtir uma noite na Lapa! Suas músicas são presença garantida em qualquer roda de samba carioca.


Diogo Nogueira cantando "Com que Roupa"

Noel Rosa ☼ 1910 | Ϯ  1937
Exposição

Em homenagem ao seu centenário de Noel, o Gabinete vai abrigar uma exposição de 17 desenhos do poeta da Vila feita por caricaturistas e chargistas, como Chico e Paulo Caruso, Ziraldo, Claudio Paiva, Jaguar, Ique e Lan. A mostra fica em cartaz até 11 de fevereiro! Não perca!

Horários:
  • Segunda a quinta-feira: 11h30 às 15h
  • Sextas: 11h30 às 3h
  • Sábado: 19h às 3h.
As imagens usadas nesse post são uma pequena amostra da exposição.

Scenarium de Noel

O centenário de nascimento do compositor Noel Rosa também será comemorado pelo projeto social Scenarium Musical, do Instituto Rio Scenarium. O grupo lançou um CD em homenagem ao grande sambista da Vila, Scenarium de Noel é fruto do trabalho dos profissionais do instituto e da superação destes meninos que, por amor à música, driblam o preconceito e até a violência.


Show Gratuito nos Arcos

A partir das 18hs do dia 22 de dezembro, vai estar rolando nos Arcos da Lapa um show gratuito em homenagem ao centenário de Noel Rosa! O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, e vai receber: a Velha Guarda da Escola de Samba Vila Isabel (que tocará os melhores sambas-enredos da Escola) e o Grupo Toque de Prima (que apresentará os melhores composições de Noel), com participação especial da cantora Ana Costa e do cantor e compositor Agrião (parceiro da Mart'nália)

Leia mais sobre o show!

Por Marina Cunha

2 comentários:

  1. noel rosa e o samba academico/popular resumindo um grande GENIO da nossa gente

    ResponderExcluir
  2. O novo Centro Cultural Lapa está com uma proposta de resgatar o bom samba carioca e os bons sambistas.
    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.