segunda-feira, 1 de agosto de 2011

As Exposições do 2º Festival de Cultura Digital

Confira a programação das Exposições do 2º Festival de Cultura Digital. Veja também: A programação musical e as oficinas.


  • Exposições Interativas:
Ao pensar no atual contexto do Rio de Janeiro, a cultura digital e as conexões virtuais fazem sentido para nos aproximar como seres de uma mesma espécie e moradores de uma mesma cidade. A curadoria do FCD escolheu obras que estão em sintonia com novas práticas artísticas urbanas e que buscam provocar uma reflexão em torno da reutilização dos materiais descartáveis e da reciclagem do lixo, bem como a utilização do espaço urbano para manifestações artísticas e para a livre expressão de idéias. Criar ambiências, repensar espaços, tanto o espaço público, como o espaço virtual foi uma preocupação desta curadoria. 

Em 2011, o poder mobilizador das redes reproduziu múltiplas visões de mundo e conseguiu aproximar a esfera virtual da própria cidade. Como a estética poderia criar impulsos políticos no mundo digitalizado? Esta é uma questão em aberto que o FCD propõe debater durante os quatro dias de playground de música, tecnologia e sustentabilidade sob as lonas do circo.

Obras:

  • Tela Móbile: o artista Bernardo Marques cria uma superfície interativa com caixas de suco que abrigam projeções. As imagens projetadas vão se alterando conforme o toque do público.
Tela Móbile

  • Portal da Percepção: Vídeo instalação interativa com sensores visuais + living painting. Nessa instalação Bernardo Marques apresenta imagens projetadas sobre um portal onde será pintada uma mandala durante o evento. Conforme o público passa pela porta, as imagens sofrem alterações.

  • Fecundation: nesta instalação, criada por Julio Lucio (TechArtLab), o público interage com sua própria sombra projetada e uma imagem virtual de um espermatozoide que a persegue. Quando os usuários somem, a imagem se esconde nas paredes, esperando novas sombras para seguir.

  • Central Futuros: exposição dos trabalhos produzidos pelo Studio Sangue Bom, impulsionados no sentido de gerar, de forma positivamente colaborativa, demonstrações das potencialidades de futuros espaciais para o entorno da Praça Tiradentes. Studio Sangue Bom é um atelier de design avançado da Faculdade de Arquitetura, Planejamento e Preservação da Universidade Columbia (GSAPP) e que tem como foco projetos que imaginam futuros espacias para o Rio de Janeiro. Faiscas.org tem como missao instigar novas formas de dialogo através de interações imaginativas. Studio-X Rio faz parte de uma rede global dedicada ao futuro das cidades, iniciada pela Columbia University (GSAPP)

  • Ação Manual de Invenção: A artista visual Cassia Lyrio e o poeta Heyk fará upload iconográficos de obras de arte, livros e demais publicações levados pelo público presente para ampliar os canais de leitura, troca e utilização desses materiais. Tragam seus pendrives e livros. Pequenos poemas serão criados no local para dialogar com ilustrações, produzindo pôsters para serem colados pela cidade. Assim, o Festival de Cultura Digital sairia das dependências do Circo Voador e dialogaria fora da lona. Os pôsteres criados e o material reunido será disponibilizado on-line. Convidados: O grafiteiro Caio Chacal e o poeta Marcelo reis de Mello.

  • Particular: Nesta instalação de Liana Lessa, o espectador é imbricado em um ambiente imersivo, onde a descoberta de segredos alheios se dá como uma troca. Para descobrir o outro, o público também tem que deixar mostrar-se. Segredos, via mensagens de texto, serão mandados para a instalação que irá revelá-los na projeção, ao ter o público participando da obra.

Fora do Tempo
  • Laboratório de Cultura Permanente: a atividade ocupará uma tenda no circo voador com diferentes práticas experimentais de utilização de energias limpas para o preparo de alimentos e intervenções midiáticas. serão construídos no laboratório um ciclo-cine e uma cozinha solar. o ciclo-cine tratará de temas como agroecologia, propriedade intelectual, geração de energia, entre outros, através de projeções de filmes e documentários dentro da tenda, seguido de debate com pesquisadores convidados. essas intervenções de áudio e vídeo utilizarão a energia gerada por uma bicicleta, disponível e aberta para os participantes do festival. já a segunda proposta trata-se de um forno alimentado pela luz do sol feito com materiais reciclados, com capacidade para cozinhar alimentos como vegetais e pães. Coletivos proponentes baobá voador & horta urbana rj

  • Fora do Tempo: Galeria Virtual FORA DO TEMPO A galeria virtual promove a circulação e a produção artística, democratizando o acesso a arte. Fazendo essa união entre o físico e o virtual, estimulando novos colecionadores e admiradores da arte contemporânea. Apoiamos a formação e parceria com curadores e o intercâmbio de artistas. Funcionamos como ponto de partida ou continuidade de exposições presenciais. Daqui nascem e prolongam-se ideias para questionamentos multimídias. 
    • Intervenções Artísticas FORA DO TEMPO. As Intervenções Artísticas são formas de divulgação e propagação do projeto Fora do Tempo no meio urbano através do poster, com um caráter performático, mídia de guerrilha e poético visual. 
    • Terminal Multimídia. Onde o visitante vai paginar o Magazine online FORA DO TEMPO. Uma instalação multimídia criada a partir de sucatas digitais, botões, madeira e circuitos. O visitante é convidado a interagir físicamente com a revista virtual em um suporte plástico. A tecnologia lowteck e a arte presente no diálogo e integração com os usuários em todos os suportes.
    • Compartilhando informações. Traga seu pendrive, cd, dvd e compartilhe, copie e distribua o nosso conteúdo e de parceiros livremente. Som, vídeo, podcast e a revista digital. A disponibilização de bytes é uma forma rápida e prática para todos os interessados em cultura e meio ambiente, e sempre sem disperdício de matéria prima. Além do podcast e a revista você também conta com toda a discografia do NetLabel Psicotropicodelia.com empenhado em distribuir música livre e gratuita.
    • Loja Fora do Tempo. Na Base Fora do Tempo temos disponíveis produtos de arte e design para venda direta ao público.

  • Tech-raizes: A vídeo-instalação do cineasta Sérgio Péo apresenta a contradição de materiais rústicos utilizados pelos índios, como palhas, penas e sementes e tem como objetivo o resgate e a disseminação da cultura indígena utilizando a tecnologia e novas linguagens para atingir as novas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.